A expansão dos custos com pessoal nos hospitais particulares do país foi superior ao aumento da receita em 2012, segundo uma pesquisa da Anahp (associação do setor) que será divulgada hoje.Enquanto a alta dos gastos com profissionais, que representam 42,1% das despesas, chegou a 7,7%, a elevação do faturamento foi de 4%.
O resultado serve de alerta para o setor, segundo Francisco Balestrin, presidente do conselho de administração da entidade.”A população tem maior acesso aos planos de saúde e isso cria uma grande demanda por investimentos nos hospitais. No entanto, existe uma escassez de recursos e de fontes de financiamento para o setor”, diz.
“Além de não existirem estímulos financeiros para os hospitais nem linhas de crédito, nosso setor não foi contemplado com a desoneração da folha de pagamento.”A sofisticação tecnológica e o aquecimento no mercado de trabalho alavancaram os salários dos profissionais do setor, segundo o presidente do hospital Albert Einstein, Claudio Lottenberg.
“Os equipamentos exigem um aprimoramento maior de recursos humanos, e a criação de unidades de atendimento público em São Paulo refletiu em uma migração de profissionais”, diz.O número de empregados nos 51 hospitais associados à Anahp cresceu 8,1% no ano passado ante 2011, totalizando 80,6 mil trabalhadores.
Fonte: Folha de S.Paulo