Seg - Qui 8:30 - 17:30 - Sex 8:30 - 17:00
(41) 2106-0010
comercial@ctsconsultoria.com.br
R. Emanuel Kant 60 - sala 713 a 718

Capão Raso - Curitiba/PR

Publicada na última semana, a IN DIGES 13 define os critérios para a avaliação de desempenho das Operadoras, referente ao ano de 2012, pelo Programa de Qualificação da Saúde Suplementar.

Segundo a IN, a captura dos dados necessários para a avaliação terá como base os mesmos sistemas de informações do ano anterior, porém, serão tomadas como base as informações disponíveis no dia 30 de abril de 2013.

Também como em anos anteriores, a ANS não utilizará nenhum critério de arredondamento dos resultados obtidos e de suas pontuações e, durante o processo, serão mantidas todas as casas decimais após a vírgula que sucedem os números inteiros.

Com relação às inconsistências que podem ocasionar a atribuição de nota zero, há novidades.

Na dimensão Atenção à Saúde, além do não envio de dados do SIP referentes a um ou mais trimestres até 30/04/2013, informar eventos, beneficiários e despesas com valores repetidos (maiores que zero) em dois ou mais trimestres ou informar eventos, beneficiários e despesas com valores iguais a zero em um ou mais trimestres também configuram motivos para que a operadora receba nota zero nessa dimensão.

Na dimensão econômico-financeira não possuir no mínimo 90% das garantias financeiras, segundo regulamentação da ANS, deixou de ser motivo para a penalização.

Nas demais dimensões, inconsistências dos dados necessários ao cálculo dos índices de desempenhos permanecem como fator determinante na atribuição de nota zero.

Ainda em comparação com os critérios da última edição do IDSS, a IN DIGES 13 define claramente quais operadoras ficarão excluídas do cálculo do IDSS:

– Operadoras com registro ativo e que não possuem nenhum plano ativo ou plano ativo com comercialização suspensa em todos os meses do ano base;

– Operadoras com registro ativo e que não possuem beneficiários em todo ano base; ou

– Operadoras com registro ativo, mas que não receberam contraprestações pecuniárias e não realizaram pagamentos a prestadores durante todo o ano de 2012.

 À semelhança de outras edições, após divulgação dos resultados as Operadoras terão o prazo de 15 dias para envio de questionamentos, os quais devem ser remetidos exclusivamente por meio eletrônico para o endereço qualificacao.operadoras@ans.gov.br .

Para acesso aos indicadores, bem como suas respectivas metodologias estatísticas, fichas e fontes de dados clique aqui.

Nossos consultores estão à disposição para maiores esclarecimentos.

CTS | Excelência em Serviços Atuariais 

Posts recentes

Fale conosco

Surgiu alguma dúvida, fale conosco!

Categorias