Seg - Qui 8:30 - 17:30 - Sex 8:30 - 17:00
(41) 2106-0010
R. Emanuel Kant 60 - sala 713 a 718

Capão Raso - Curitiba/PR

PR: Dia Mundial da Saúde

A população chamada de terceira idade cresce em passos longos. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima-se que em 2025, o Brasil ocupe o 6º lugar no ranking mundial entre os países mais populosos em idosos em todo o mundo. Neste período, cerca de 15% da população brasileira estará acima dos 60 anos.

O Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril, possui como tema neste ano – Envelhecimento e Saúde. Para lembrar a data, especialistas falam sobre como manter a qualidade de vida ao longo dos anos e como estimular os idosos a continuarem a ter uma vida produtiva.

Realizar atividades físicas adequadas para manter o organismo ativo, manter o hábito da leitura ou conversas com amigos para conservar a boa memória, são pequenas atitudes que ajudam a conquistar a qualidade de vida na velhice. “Mesmo quando há predisposição familiar, podemos influenciar positivamente retardando o aparecimento de doenças, através de um estilo de vida saudável. A
alimentação e os exercícios físicos são os pilares fundamentais para atingir estes objetivos”, afirma o Clínico Geral do Hospital Nossa Senhora das Graças, Heitor Lagos

A medicina preventiva ganha mais força a cada dia, pois prevenção implica em proteção e, como conseqüência, melhor qualidade de vida futura. “A prática da medicina precisa se tornar mais preventiva, hoje a educação médica esta muito voltada a combater a doença, mas pouco tempo se destina a prevenção”, classifica o Dr. Lagos.

Os exames de check up são grandes alidados da prevenção de doenças e devem ser realizados conforme a idade do paciente, hábitos de vida e predisposição familiar a determinadas doenças. “No entanto, dosar o colesterol e glicemia, assim como medir a pressão arterial já se recomenda a partir dos 18 anos”, orienta o Dr. Lago.

Segundo o Clínico Geral do HNSG, César Augusto Duarte as pessoas devem ir a consulta médica, pelo menos, uma vez ao ano. “Assim o médico poderá indicar os exames necessários, sempre baseados no diálogo franco com paciente. O médico também poderá pedir um exame físico detalhado no próprio consultório médico”, enfatiza.

Além dos exames algumas ações podem garantir uma boa saúde para um envelhecimento mais saudável, entre elas: não fumar e ingerir bebidas alcoólicas, promover a educação alimentar e combater o sedentarismo nas escolas. “O acesso e a melhoria do nível de educação na população é fundamental para que se crie um ambiente propício a melhoria da saúde”, destaca o Dr. Lagos.

Posts recentes

Segurança de E-mail

SEGURANÇA DE E-MAIL Ao utilizar o e-mail corporativo devemos tomar alguns cuidados pois nem sempre os mecanismos de segurança tradicionais são suficientes para impedir incidentes na organização.

Leia mais »

Fale conosco

Surgiu alguma dúvida, fale conosco!