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Consumidores têm
procurado o PROCON/PR em razão da ameaça feita pelo presidente da Cooperativa
dos Cirurgiões Cardiovasculares do Paraná quanto ao suposto descredenciamento
da maioria dos profissionais que atendem por planos de saúde. Ele também
estaria indicando, conforme informações recebidas pelo órgão de defesa do consumidor,
que os usuários devem efetuar o pagamento diretamente ao profissional de saúde
e apresentar a conta para as operadoras.

Em razão dessas informações, o PROCON/PR orienta que em hipótese alguma deve
haver qualquer tipo de pagamento diretamente ao profissional por parte do
consumidor, cuja única obrigação é pagar pontualmente sua mensalidade. “A
conduta adotada pelo representante da cooperativa, além de contrariar o Código
de Defesa do Consumidor, é absolutamente antiética”, avalia Cila de Fátima
Mendes, advogada responsável pela Divisão Jurídica do órgão.

O PROCON/PR orienta ainda que os consumidores que eventualmente forem cobrados
em algum valor extra deverão procurar imediatamente os órgãos de defesa do
consumidor, além de efetuar denúncia na Agência Nacional de Saúde (ANS).

“É obrigação da operadora disponibilizar médicos para atendimento aos
consumidores. Qualquer discussão entre planos de saúde e profissionais não pode
trazer prejuízos para o consumidor”, afirma Cila.

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